O que é o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)?
- angelaleticiasanto
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2024

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma modalidade de ansiedade crônica, que acarreta ao portador vários comportamentos, rituais e pensamentos que se repetem. Esse padrões repetitivos costumam causar angústia e inquietação, e, sem o tratamento adequado, o indivíduo não consegue controlá-los.
Dessa forma, a ansiedade se agrava e o indivíduo sente mais alívio à medida que os repete.
O período mais comum onde o indivíduo começa a apresentar os primeiros sintomas pode ser na infância ou adolescência. De toda forma, como condição médica ou psicológica, só é diagnosticado na vida adulta, uma vez que, segundo os preceitos da psiquiatria e da psicologia, tais quadros só podem ser diagnosticados na vida adulta. Isso é importante para a confiabilidade do diagnóstico e para que as crianças ou adolescentes sejam avaliados de forma ética, evitando que sofram ou passem por tratamentos medicamentosos desnecessários e/ou equivocados, além do risco de estigmatização social e/ou bullying.
Nos casos mais agravados, o TOC gera várias mudanças na forma que o indivíduo pensa, se comporta e processa suas emoções. Por esse motivo, pode comprometer negativamente suas relações afetivas, sociais e profissionais, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.
Quais os principais tipos de TOC?
TOC de acumulação: dificuldade excessiva em se desfazer de objetos;
TOC de simetria e ordem: ligado a organização de móveis e objetos de forma simétrica;
TOC de contaminação: medo exagerado de germes e doenças;
TOC alimentar: consumo de grande quantidade de comida para alívio do estresse e ansiedade;
TOC de verificação exagerada: análise repetitiva de uma ação devido ao medo de algo dar errado;
TOC de evitação e crenças: medo excessivo de que algumas ações possam mudar o curso da vida;
TOC de autoafirmação de imagem: distorção da imagem que leva a realização de inúmeros procedimentos estéticos e/ou arrumação excessiva;
TOC de contagem compulsiva: realização de contagens excessivas devido a pensamentos intrusivos;
TOC de pensamentos intrusivos e compulsivos: ocorrência de pensamentos negativos e indesejáveis, podendo levar ao medo, revolta e/ou angústia.
O Diagnóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Para proceder o correto diagnóstico desse transtorno, é necessária a avaliação clínica, por meio da descrição de comportamentos e de sintomas disfuncionais.
Boa parte das vezes, quando isso ocorre, algumas compulsões e obsessões já estão provocando influências negativas no cotidiano e atividades dos indivíduos, como sofrimento emocional, mental, físico e queda da produtividade. Isso, pode afetar também seus familiares.
Vamos marcar uma Avaliação Individual? Clique no meu WhatsApp e terei satisfação em esclarecer suas dúvidas!